quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

EMPADÃO DE FRANGO


INGREDIENTES:

Massa:
1 pote de 500 gramas de Margarina
1 Kg de Farinha de Trigo
5 gemas

Recheio:
7 dentes de alho
3 colheres de sopa de óleo
3 peitos de frango
1/2 cebola picada em cubinhos bem pequenos
1 lata de extrato de tomate
200 ml de água
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de louro em pó
1 pitada de orégano
   sal a gosto

Para dourar:
2 gemas

Modo de Preparo:

Coloque o pote de margarina no microondas até que a margarina fique líquida, sem ferver. Misture numa tigela bem grande a farinha, as gemas e a margarina derretida. Mexa com a mão até a massa ficar homogênea (ela desfarela um pouco, é normal). Reserve menos da metade da massa (para fechar o empadão) em temperatura ambiente. Pegue a outra metade da massa e estique uma camada fina dessa parte numa assadeira (alumínio ou vidro) bem grande, tanto no fundo da assadeira quanto nas paredes. Leve ao forno médio, pré aquecido por mais ou menos 25 minutos, até a massa ter o aspecto de cozida. Reserve essa massa assada.
Para fazer o molho de frango, pegue os peitos de frango crús e tempere-os com 3 alhos amassados e sal. Coloque numa panela de pressão com água por 15 minutos (depois que começar a pressão). Depois dos peitos de frango cozidos, desosse e pegue pequenos pedaços do frango e passe no liquidificador por segundos para desfiar(use o pulsar). Numa panela grande refogue no óleo o resto dos alhos socados com a cebola e assim que o refogado ficar bem moreninho, refogue o frango. Depois de refogar o frango junte o extrato de tomate, cominho, louro em pó, água e orégano e sal e cozinhe e ferva bem até formar um molho bem grosso.
Depois do molho pronto, espalhe-o por sobre a massa já pré-assada.
Para fechar o empadão, forme uma camada de no máximo 01 centímetro com a massa separada crua em cima do molho. Pincele as duas gemas sobre a camada final de massa e leve ao forno em fogo médio em média por 40 minutos (até a parte de cima ficar dourada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário